Dicas para começar um negócio de turismo pela internet

 Em Marketing

dicas.fw

Quando se fala em empreendedorismo, logo se pensa que empreender é abrir uma loja física em algum local e começar a vender. E na verdade não é bem por aí. Empreendedorismo, segundo o Aurélio, é aquele que empreende; que é animoso para empreender; trabalhador; amigo de ganhar a vida (traçando empresas novas).

Entende o sentido da coisa? Empreender é inovar, é começar algo novo, independente, seu. E uma das melhores dicas que damos para quem quer entrar nesse universo, é começar um negócio pela internet. Como? Confira o nosso artigo :]

 

Escolha as pessoas certas para trabalhar com você

Um negócio online pode ser sim construído sozinho, mas além de demandar muito tempo, é capaz que você desanime com o tempo – no meio do caminho muita gente abandona o negócio por não ver resultados no começo ou por ter muito o que fazer. Um sócio nessa empreitada é fundamental – pois além de ter alguém para dividir o trabalho, você terá alguém que não te deixe desanimar. Por isso é preciso o cuidado de escolher uma pessoa que tenha visão, tenha o mesmo pique, brilho nos olhos e a mesma ambição financeira que você.

Informe-se

Independente do segmento em que você queira atuar, você deve se informar ao máximo sobre o mercado: concorrência, tendências, demanda, público alvo, produtos, mão de obra, quem é líder de mercado, porque é líder de mercado, principais diferenciais de quem se destaca, enfim… leia tudo e qualquer coisa referente ao nicho em que você queira atuar para então começar a investir. Um empreendedor bem informado é um empreendedor prevenido – então, previna-se!

Planejamento é a palavra chave

Assim como qualquer outro negócio, começar um negócio pela internet demanda planejamento, nos mínimos detalhes. Liste tudo o que você vai precisar fazer, desde a escolha do domínio, pagamento da hospedagem, escolha dos produtos, etc. Recomendamos que você faça uma análise SWOT do seu negócio de turismo – para quem não sabe, SWOT é uma análise sucinta das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto. Fazendo isso você terá uma visão melhor sobre as dificuldades que vai encontrar e sobre o melhor caminho a seguir.

Não abandone o seu emprego

Certo, você vai abrir um negócio online para ganhar dinheiro – mas não deve abandonar seu emprego antes que ele seja rentável o suficiente para manter suas despesas e gerar lucro. Você vai precisar se dedicar, investir e isso leva um tempo, então disponha-se por enquanto do seu tempo livre  para cuidar do seu negócio.

 

Ofereça produtos bons, simples e atrativos

Na internet, dispomos de poucos segundos para chamar a atenção de um usuário. Logo, seu produto deve ser chamativo para prender a atenção dele, simples no que se trata do uso do mesmo e bom o suficiente para que as pessoas achem justo pagar por ele.

 

Profissionalismo é fundamental

Caso você seja ainda amador no segmento, recomendamos que você invista em treinamentos, conheça a fundo as empresas que atuam, e se possível faça até um estágio. O sucesso da venda de produtos e serviços na internet está atrelada à qualidade dos serviços prestados, indiscutivelmente. Seu negócio online pode tanto ser bem reconhecida pela qualidade, quanto pode ser reconhecida pela ineficiência dos serviços. Profissionalismo é fundamental.

 

Crie um diferencial competitivo

A não ser que você crie algo muito, mas MUITO inovador e que te deixe a anos luz da concorrência, se você atuar em um segmento no mínimo comum, há de ter algum diferencial competitivo – daí a importância de se informar sobre o mercado – t – e isso só se encontra através de pesquisa de mercado. Aqui no blog da Envision temos um ebook bem interessante que fala detalhadamente sobre o  mercado online, baseando-se na experiência de quem tem anos de trabalho na área.

 

Bom, por enquanto é isso. Logo teremos um outro e book bem bacana que fala somente sobre como criar uma agência de turismo online. Aguardem! Vou ficando por aqui e até a próxima!

 

Artigos recomendados

Deixe um comentário