Diagrama de Pareto | Passo a passo

 Em Marketing

23_9

No artigo anterior eu falei um pouco sobre o diagrama de Pareto e o princípio 80/20, e como prometido, vou mostrar passo a passo como montar um Diagrama de Pareto no Excel 2013.

Se você não leu o artigo anterior ou quer recordar, clique aqui pra ler!

Vou usar uma agência de viagens fictícia chamada “Brasil Viagens”, e farei o passo a passo de forma que quem não sabe nada de Excel, mas antes se atente as dicas para montar seu diagrama completo.

Como construir um diagrama de Pareto

1. Realize uma reunião com a equipe para selecionar o tópico a ser avaliado. Por exemplo, podemos avaliar tipos de defeitos, custo de manutenção por equipamento, entre outros.

2. Selecione um padrão de comparação com unidade de medida. Geralmente, utilizamos o custo ou frequência de ocorrência como medida de comparação.

3. Especifique o período de tempo em que os dados serão coletados. Exemplo: Uma semana, um mês.

4. Elabore uma planilha de dados, com as seguintes colunas: Categorias, Quantidades (totais individuais), Totais acumulados, Porcentagens, Porcentagens acumuladas.

5. Colete os dados necessários para cada categoria. Exemplo: Defeito A ocorreu X vezes ou defeito C custou Y.

6. Preencha a planilha de dados, listando as categorias em ordem decrescente com relação à unidade de comparação.

7. Marque o eixo horizontal no lado esquerdo com a escala de zero até o total da coluna Quantidade da planilha de dados. Identifique o nome da variável representada neste eixo e a unidade de medida utilizada, caso seja necessário.

8. Marque o eixo vertical do lado direito com uma escala de zero até 100%. Identifique este eixo como “Porcentagem acumulada”(%).

9. Liste as categorias da esquerda para direita no eixo horizontal em ordem decrescente de frequência ou custo. Os itens de menor importância podem ser combinados na categoria Outros, que é colocada no extremo direito do eixo, com a última barra.

10. Identifique cada intervalo do eixo horizontal escrevendo os nomes das categorias, na mesma ordem em que eles aparecem na planilha de dados.

11. Construa um gráfico de barras utilizando a escala do eixo vertical do lado esquerdo. Para construir um gráfico de barras, acima de cada categoria, basta desenhar um retângulo cuja a altura representa a frequência ou custo daquela categoria.

12. Construa a curva de Pareto marcando os valores da porcentagem acumulada acima e no centro ou lado direito do intervalo de cada categoria, e ligue os pontos por segmentos de reta.

Para entender na prática, baixe o infográfico gratuitamente e veja passo a passo.

e-book2_2

Aproveite. Até a próxima!

Artigos recomendados

Deixe um comentário