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como ter um blog de sucesso

Como ter um blog de sucesso: marketing de conteúdo para agências de viagens – Parte III

como ter um blog de sucesso

Em meu último artigo, falei sobre como ter um blog de sucesso, sobre layouts, templates, criação de personas e frequência ideal de postagens. Dando continuidade ao tema, hoje falarei sobre imagens, produção de textos, formatação do WordPress, plugins, entre outras questões. Boa leitura!

Como posso começar a escrever?

Para começar a escrever, é preciso planejar. Planejamento é a chave, mas como fazer isso? É muito simples: faça um brainstorming com sua equipe (brainstorming, para quem não sabe, quer dizer “tempestade de ideias”, onde é feita uma dinâmica de grupo com sugestões para determinado assunto), listando sugestões de posts, títulos, assuntos, temas, e etc.

Feito isso, é preciso definir a quantidade de posts semanais (recomendamos até 3/ semana), e então, a partir do resultado do brainstorming, filtrar o que é relevante e refinar os títulos dos posts. Sendo assim, vocês já tem as sugestões de pautas das semanas para trabalhar ao longo do mês. Aqui na Envision costumamos fazer esse processo todo começo de mês, deixando alinhado com os nossos gestores o que vai ser feito no mês corrente.

Para criar seus posts, é preciso inspiração, sugestões, ou seja, é preciso entrar no mercado e ver algum tema bacana para desenvolver. Mantenha-se antenado com o que acontece no mercado de turismo, tendências de viagens, gastronomia, pacotes exóticos, enfim. Entre em grupos relacionados no Facebook, Linkedin e também avalie o que a concorrência está fazendo - assim você vai saber como se posicionar melhor para saber o que e como escrever.

Ao desenvolver os posts

Antes de começar, pense sempre em uma palavra-chave para trabalhar em seu texto. Exemplo: se seu post é sobre viagens alternativas, sua palavra-chave vai ser “viagens alternativas”. Palavra-chave, para quem não sabe são aquelas palavrinhas básicas que a gente joga nos mecanismos de busca para achar algum conteúdo, produto ou serviço que desejamos. Essa palavra chave deve estar no seu título, na sua url, no conteúdo, meta-descriptions, e subtítulos. Falando nisso, é interessante dividir seu texto em subtópicos, onde fica mais fácil para o leitor visualizar mais detalhadamente sobre o que o seu conteúdo se trata, como se o seu conteúdo fosse “etiquetado” - facilitando assim a visualização, melhorando a estética e a leitura do usuário.

Imagens

Neste ponto, temos três opções: ou usar imagens disponíveis no Google, onde você poderá dar seu toque pessoal em algum programa de edição; baixar imagens de canais gratuitos como Little Visuals, Freepik ou Unsplash; ou assinar um plano de banco de imagens, como o Shutterstock. Lembre-se que o importante nesse processo é deixar a imagem de acordo com a formatação do seu blog, tomando cuidado com o tamanho delas e deixando-as com um toque pessoal da sua marca.

Plugins

Para qualquer site/ blog feito no Word, existem alguns plugins essenciais. Os plugins, para quem não sabe, servem para adicionar diversas funcionalidades ao seu blog com uma configuração simples. Eles vem em pacotes prontos e podem ser facilmente adicionados e customizados em seu blog. São eles:

WordPress Seo by Yoast

Este serve para avaliar se o conteúdo do seu blog está com um SEO bom para os mecanismos de busca. Ele avalia em uma escala de bolinhas amarelas, vermelhas e verdes a qualidade de SEO da sua página, e ainda indica o que fazer para deixá-lo em nível bom.

Google Analytics by Yoast

O Anayltics for wp vai avaliar, página por página a quantidade de acessos e tráfego do seu blog, assim como a origem desses visitantes.

MailChimp for WordPress Lite

Facilita a inclusão de formulários do Mailchimp dentro do seu blog, podendo ser utilizado por exemplo na sidebar do blog, no rodapé, e dentro de posts e páginas.Fora esses, existem milhares de plugins pagos e gratuitos para as mais diversas funcionalidades. Escolha o que mais se adapta à sua necessidade de negócio e divirta-se!

Em nosso próximo artigo, falarei sobre meta descriptions, tags, newsletters, e mensuração de resultados. Até a próxima!


13 de abril de 2015 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

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