Como definir um diferencial competitivo para sua agência de turismo

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Já é de comum conhecimento que o turismo é um dos principais setores da economia brasileira. Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o setor já contribui com 9,2% do PIB do país, movimentando cerca de 450 bilhões de reais, o que nos coloca hoje na sexta posição entre as economias de turismo no mundo. Só no ano passado, o Brasil recebeu 5,8 milhões de turistas estrangeiros, número recorde da série monitorada pelo Ministério do Turismo.
Os grandes eventos esportivos previstos até 2016, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, também impulsionaram os investimentos no setor, que, até o fim de 2014, tem uma estimativa de crescimento de 21,8%. Nesse cenário de intensa mobilização por parte do empresariado brasileiro neste área, é fundamental que você possa definir um diferencial competitivo para sua agência de turismo.  Veja abaixo algumas dicas de como definir um diferencial próprio para a sua agência.

Segmentação é uma ótima alternativa

Com o aumento da procura por serviços relacionados ao turismo, fica mais fácil segmentar esse mercado, atendendo as peculiaridades de cada tipo de cliente. Hoje, existem agências que apostam, por exemplo, em fornecer maior acessibilidade para pessoas com deficiência física e idosos, já que é evidente que o país ainda enfrenta problemas estruturais relacionado à locomoção. Há também aqueles que apostam no ecoturismo, como uma forma de explorar o patrimônio natural e cultural do país de forma sustentável, evitando agressões à natureza. Outra opção é o turismo gastronômico, oferecendo uma visita específica nos principais polos das cidades ou países visitados. Repense suas estratégias e verifique se sua agência possui compatibilidade com essas novas tendências. lembre-se que o importante é encontrar um nicho de atuação para garantir a sua fatia de mercado!

Acompanhe seus clientes no processo de decisão e use isso como diferencial!

Seja no planejamento de viagens internacionais ou nacionais, o atendimento ao consumidor ainda é um dos principais atrativos na hora de escolher uma agência de turismo. A empresa deve acompanhar desde a emissão, reserva de passagens aéreas e hotéis, até ajudar na locação de veículos em outros países, quando necessário. Neste quesito vale ainda ressaltar que hoje, com as facilidades de compra de passagens pela web, é fundamental que este diferencial englobe o seu negócio! Criar pacotes turísticos também é uma estratégia antiga, porém muito válida, para facilitar a vida do consumidor na hora de escolher e planejar a viagem que ele realizará. Desta forma, ele poderá escolher um pacote conforme suas necessidade – o que facilita até mesmo os procedimentos internos na hora de preparar a viagem. Contudo, para se destacar nesta estratégia, uma dica é considerar o serviço de desenvolvimento de roteiros adequados ao “sonho” de seus clientes. Considere esta questão ao definir um diferencial competitivo para sua agência de turismo.

Utilização de softwares especializados

Não há como negar que a agilidade, bem como o aprimoramento dos processos internos e externos de sua agência de turismo, refletem diretamente no atendimento e na qualidade do serviço prestado ao cliente. Hoje existem diversos softwares especializados para o segmento de negócios de turismo, que auxiliam tanto nas questões gerenciais, quanto no setor de vendas da empresa.
Esses softwares também oferecem plataformas para um contato mais automatizado entre cliente e empresa, aproximando a relações e facilitando até mesmo a realização de reservas. Quanto mais frentes de contato estabelecidas com o cliente, maior a sensação de segurança e o ganho de confiança junto a ele. Por isso, aposte em tecnologia! Na Envision Tecnologia desenvolvemos uma plataforma com softwares que podem ajudar sua agência de viagens, acesse nossa página de produtos e fique por dentro!

E você, já encontrou um diferencial competitivo para a sua agência de turismo? Assine nossa newsletter e receba dicas para alavancar o seu negócio!

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