Chat Online – Entenda porque esse canal foi considerado o mais eficiente na comunicação entre marcar e seus consumidores

 Em Marketing


O atendimento ao consumidor é um dos fatores mais importantes no processo de conquista e fidelização de clientes, afinal, seu produto/serviço pode ser excelente, mas se houverem falhas no atendimento o cliente pode optar pela concorrência. Segundo dados apontados pelo estudo “O Retrato dos serviços ao cliente no Brasil” realizado pelo CIP – Centro de Inteligência Padrão em parceria com a OnYou (auditoria de experiência do cliente), mostram que o chat online é o canal mais eficiente para comunicação entre marcas e clientes. Para saber mais, continue lendo nosso artigo!

Aplicativos de mensagens

Como falamos em nosso último artigo sobre as tendências atuais, a comunicação via aplicativos de mensagens traz uma série de vantagens: economia, agilidade, rapidez e eficácia, já que o cliente não precisa aguardar uma resposta via e-mail. Essa facilidade e agilidade melhora a experiência do seu cliente com a marca! 

Chat online

Como falamos no início do artigo, o estudo chamado ““O Retrato dos serviços ao cliente no Brasil” realizado pelo CIP – Centro de Inteligência Padrão em parceria com a OnYou (auditoria de experiência do cliente), esse é o canal mais eficaz na comunicação entre marcas e seus consumidores.

Segundo a pesquisa, o chat foi o canal que mais cresceu: a porcentagem de crescimento foi de 34% nos últimos cinco anos, e junto com ele, a qualidade no atendimento teve grande melhoria! Ainda segundo os dados do estudo, o tempo de espera durante o atendimento diminuiu até 87%.

Por mais que os canais de SAC tradicionais como telefone e e-mail ainda tenham presença em empresas grandes, boa parte delas também tem investido em chats como WhatsApp, Messenger e SMS.

Dicas para um melhor atendimento no chat online

 

  • Preze pela qualidade: quando um cliente tem uma insatisfação resolvida no primeiro contato, a chance de voltarem a fazer negócio com a empresa é de 92%.
  • Entenda o que seu cliente deseja: é necessário saber exatamente o que seu cliente deseja para melhor atendê-lo. Conheça suas personas e foque em seus problemas!

  • Ética: intimidade forçada com o cliente, assuntos que não dizem respeito a empresa, grosserias, passar informações incorretas ou escondê-las do cliente são alguns exemplos que não devem acontecer.

 

No artigo de hoje vou ficando por aqui! Se você gostou do artigo de hoje, leia também como melhorar o atendimento nas mídias sociais!

Fonte:

http://www.b9.com.br/76527/chat-e-o-canal-mais-eficiente-na-comunicacao-entre-marcas-e-consumidores/

 

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário