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Atendimento humanizado: entenda porque você deve humanizar o atendimento da sua empresa

20_04 II.fw Se você ainda tem alguma dúvida sobre o atendimento humanizado, esse post é dedicado a você! No artigo de hoje, trazemos dados de uma pesquisa realizada pela Accenture que farão você repensar sobre o atendimento da sua empresa. Confira!  

Digital Disconnet in Custumer Engagement

Um estudo realizado pela Accenture traz dados um tanto quanto preocupantes para quem ainda não oferece um atendimento humanizado: 68% dos brasileiros preferem resolver seus problemas referentes ao atendimento ao cliente diretamente com pessoas em canais online. O estudo denominado “Digital Disconnect in Custumer Engagement” aponta ainda outro dado: 86% dos consumidores não tiveram dúvidas na hora de trocar de fornecedor quando foram mal atendidos. Esse é um belo puxão de orelha para empresas que não oferecem atendimento personalizado, usam respostas automáticas e não de preocupam em satisfazer o consumidor. Se você ainda acha que é pouco, note como a situação está chegando a um nível crítico: 53% dos entrevistados pagariam um preço maior se isso garantisse um melhor nível de atendimento. A pesquisa ainda aponta as empresas que foram citadas pelos consumidores com os piores atendimentos: redes de varejo, companhias de telefonia celular e sem fio e provedores de serviços de internet.  

Por que humanizar o atendimento da sua empresa?

Já citei algumas vezes aqui no blog o quanto é importante que seu cliente entenda que do outro lado do computador há uma pessoa interagindo com ele, e não somente uma máquina programada. Além disso, o contato humano é indispensável na hora de resolver qualquer questão! Ao humanizar o seu atendimento, a empatia fala mais alto e tranquiliza o consumidor. Ele está ciente que há outra pessoa do outro lado do computador que ficará responsável por cuidar de seu problema. Mas não basta achar que colocar pessoas por trás do atendimento ao cliente e achar que está tudo certo, é necessário investir em treinamentos! Aí vem mais dados: 79% dos entrevistados dizem estar extremamente frustados ao entrar em contato com a companhia, principalmente no atendimento por telefone, onde há muita espera até finalmente seu problema ser resolvido.  

O que fazer?

Você deve pensar em primeiro lugar na experiência que o usuário vai ter com o seu serviço, incluindo o SAC. Ofereça treinamentos frequentes aos seus funcionários, simule situações corriqueiras e até momentos mais complicados, como lidar com um cliente estressado por exemplo. Além disso, ofereça sempre a opção “falar com o atendente”, caso o cliente deseje. Por exemplo, quando seu cliente optar pelo atendimento digital. Lembre-se sempre de que seu funcionário deve sempre se se apresentar e chamar o cliente pelo nome! Pesquisa também quais são as principais reclamações de seus clientes e aproveite para resolvê-las de uma vez! Por exemplo: se você notou que uma grande quantidade de clientes está reclamando de produto ou serviço X, faça uma avaliação dele! Veja o que está causando a insatisfação e trabalhe numa melhoria. Se você quer surpreender o cliente, pode até retornar o contato e informar sobre a atualização! Outra coisa muito importante que não podemos esquecer é a segurança dos dados pessoais! Segundo a pesquisa, 93% dos consumidores afirmam que é de extrema importância que a empresa proteja suas informações pessoais. Ao ler isso, parece óbvio, mas ainda há muitas empresas que vendem ou compartilham dados de clientes.   E aí, já humanizou o atendimento da sua empresa? Por hoje é isso! Deixe sua opinião nos comentários. Abraços e até a próxima!     Fonte:   https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/tecnologia/2016/04/empresas-sem-contato-humano-perdem-clientes-entenda_124985.html?lista


22 de abril de 2016 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

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