A importância da humanização na venda de produtos e serviços

 Em Marketing

Como falamos em nosso artigo anterior sobre o consumidor e suas características, atualmente, é sua empresa que deve se adaptar ao público e não mais o contrário. Sabendo disso, no artigo de hoje vamos falar sobre a importância da humanização na hora da venda!

O fato é que por mais que cada vez mais compras online tenham ocupado mais espaço, existem alguns hábitos antigos que ainda muitos empresários têm receio de desapegar, com a ideia de que o cliente ainda deve fazer todo o processo de pesquisa e busca de produto, e não que a empresa deve oferecê-lo quando o mesmo demonstrar interesse.

É importante entender que atualmente seu potencial cliente tem diversas opções disponíveis, além da decisão de comprar. Portanto, personalizar e humanizar seu serviço especialmente para seu público é essencial para conquistar e fidelizar um cliente! Para facilitar esse processo, existem algumas etapas que irão te ajudar:

 

  • Identifique seu público: conheça o gênero, idade, localização, preferências e diversas outras mais informações de seu público. Esses dados o ajudarão a personalizar a comunicação!
  • Segmentação: utilize filtros de acordo com as preferências de cada grupo de potenciais clientes que você possui, evitando enviar conteúdo irrelevante para um determinado grupo de leads, por exemplo.
  • Conte histórias: utilize o storytelling em suas campanhas! Mostre que aquele produto/serviço que seu cliente está adquirindo fará parte de sua vida, e não apenas outra coisa que ele adquiriu.
  • Qualidade no conteúdo: fornecer conteúdo de qualidade (inbound marketing) é tão importante quanto ter uma boa colocação no ranking de pesquisa, afinal, seu potencial cliente quer e precisa de informações de qualidade.
  • Respeito: nem preciso dizer que respeito ao consumidor é essencial, não é mesmo? Agir de má fé para concretizar uma venda pode custar muito caro no fim das contas.


E você, já investe na humanização e personalização de serviços em sua empresa?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima. :)

 

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
Artigos recomendados

Deixe um comentário