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5 dicas sobre retenção de clientes que você precisa saber

02_05 II.fw Já falamos aqui no blog como gerar leads, convertê-los em clientes e nutri-los, ou seja, cenários considerados positivos. Mas e quando, por alguma insatisfação, seu cliente pensar em deixar sua empresa? O que fazer? É um fato que temos que estar preparados para situações não tão positivas, afinal, nem tudo são rosas. Mas calma que a gente te ajuda! No post de hoje trouxemos cinco dicas preciosas que irão ajudar na retenção de clientes!  

1- Conheça o perfil do cliente e o mantenha atualizado

Já falamos inúmeras vezes o quão importante é a segmentação do seu público! Você precisa conhecer o máximo de seu perfil, seja idade, sexo, hábitos de consumo, o que espera da sua marca, quais são suas insatisfações, enfim, tudo o que pode afetar sua venda! Segmentando o público fica bem mais fácil entender seus descontentamentos, para que possam ser otimizados, e assim, reter o seu cliente! Ah, e outra dica importante! O perfil do seu cliente pode sofrer algumas mudanças, entenda por que é preciso atualizá-lo com certa frequência  

2- Tenha uma equipe bem treinada

Essa eu não preciso nem falar, né? Você já notou como o tratamento faz toda a diferença na hora de vender um serviço ou produto? Acredito que a resposta seja positiva. Então pense: se na venda o tratamento faz toda a diferença, por que na retenção do consumidor seria diferente? É preciso que sua equipe esteja bem treinada para lidar com diversas situações, sempre entendendo o lado do cliente e mostrando que a empresa não tem apenas o objetivo de vender, mas também de ajudá-lo. A sua equipe precisa em resumo: ser empática com o cliente, tirar todas as suas dúvidas, explicar as soluções disponíveis e mostrar porque são tão vantajosas, além de apresentar seu diferencial em vista a concorrência. Se o cliente que você está tentando reter for fiel/antigo, ofereça benefícios e facilidades únicas! Isso além de retê-lo, irá estreitar seus laços com a empresa.  

3- Acompanhe o mercado

Estudar o mercado e sua tendências é crucial não só para a retenção de clientes, mas também para sua empresa se manter sempre no topo. As necessidades dos clientes podem mudar devido a alterações no cenário e também avanços tecnológicos, assim como suas estratégias, e é preciso evoluir junto com o mercado para não ficar para trás. Atente-se também a concorrência e suas adaptações para evitar a perda de clientes!  

4- Faça do CRM seu aliado

Você já ouviu falar de CRM, certo? O CRM, ou Customer Relationship Management, nada mais é o do marketing de relacionamento, ou seja, o estreitamento de laços da empresa com seu consumidor. Em resumo, esse post é voltado para o CRM, já que a retenção de clientes deve partir do relacionamento da empresa com o consumidor, mas devo alertar que o CRM deve ser trabalhado a partir do primeiro contato com o cliente. E nisso estão inclusos o atendimento, o pós-venda e a fidelização! Nós já fizemos aqui no blog um post completo sobre CRM.  

5- Aposte na fidelização

Nem preciso falar da importância da fidelização no processo de retenção do cliente, não é? A ideia da fidelização é fazer com que depois de comprar uma vez, o consumidor se sinta tão bem com o produto/serviço e atendimento que se torne mais que um cliente, e sim um defensor da marca. Fidelizando o cliente, você tem a certeza que ele não irá optar pela concorrência já que sua empresa se mostrou tão prestativa e empática com ele! Quer saber mais sobre fidelização? Conheça quatro dicas sobre fidelização de clientes.   E você, conhece mais alguma dica para reter clientes? Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima. :)


2 de maio de 2016 Master Administrador Marketing, Relacionamento com o cliente

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