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4 motivos para definir um nicho de mercado para sua agência de viagens

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O marketing de nicho nada mais é que uma forma de focar as atenções da empresa em um determinado segmento de mercado para facilitar o alcance de potenciais consumidores. Ou seja, quando uma agência de turismo define um nicho, ela vai concentrar seus esforços em um grupo de pessoas que se enquadra em um perfil, atingindo clientes em potencial. Esta definição torna-se fundamental para sair do “oceano vermelho” do mercado de turismo - que consiste em um ambiente de negócios acirrado, onde os concorrentes disputam arduamente pelo mesmo mercado, com ações similares - e seguir rumo ao sucesso! Confira:

Atingir um público específico

Quando sua agência de viagens não define um nicho, seus potenciais clientes podem ser, basicamente, qualquer pessoa com poder aquisitivo suficiente para viajar. Isso faz com que o público seja muito numeroso e causa a perda de foco nas ações de marketing e comunicação. Por outro lado, quando sua empresa define um nicho claro, como, por exemplo, viagens de aventura, será possível saber exatamente onde seus clientes se encontram, o que otimiza os investimentos em iniciativas voltadas para aumentar as vendas.

Torne-se um especialista

Hoje em dia, qualquer pessoa pode se tornar um agente de viagem com um pouquinho de esforço e dedicação. Afinal, não faltam websites que ajudam os internautas a encontrar transporte, estadia, atrações e informações sobre destinos. No entanto, as pessoas ainda preferem contar com profissionais especialistas naquilo que fazem para apoiar sua decisão de compra. Quando sua agência de viagem atua com um nicho, as chances de que ela seja vista como conhecedora do segmento são muito maiores. Isso aumenta a satisfação dos clientes que estão em busca de uma experiência mais avançada de compra e gera mais valor para a transação.

Estreitar o relacionamento com parceiros para melhores negociações

Quando uma agência de turismo atua em um nicho, é provável que ela trabalhe com um número menor de fornecedores para conseguir atender aos seus clientes da melhor forma possível. Isso significa que a empresa poderá estreitar o relacionamento com seus parceiros, criando oportunidades de bons negócios e redução de custos para montar os pacotes, o que aumenta a rentabilidade do negócio.

Driblar a concorrência

Definir um nicho de mercado para sua agência de viagens não quer dizer que a agência irá fugir do oceano vermelho, onde a competição é acirrada. Afinal, para alcançar o oceano azul, uma empresa precisa inovar e gerar de valor de forma que os concorrentes não consigam replicar, o que é algo raro. Ainda assim, ao definir um nicho de atuação, sua empresa irá reduzir o número de competidores em relação a uma estratégia de marketing mais generalista, aumentando sua competitividade. Isso também faz com que a tarefa de observar a concorrência e aprender com sua experiência se torne um pouco mais fácil.

E sua agência de turismo, já atua com algum nicho de mercado? Já se convenceu que vale a pena esta definição e conseguiu visualizar uma boa possibilidade neste caminho? Assine nossa newsletter e receba dicas para alavancar o seu negócio!


14 de agosto de 2014 Master Administrador Mercado de turismo

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