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4 erros de marketing que você não deve cometer na sua agência de viagens

24_02 II.fw Fazer do marketing seu aliado em tempos de crise é essencial, afinal, ele será nosso companheiro na conversão de novos clientes. Acredito que todos sabemos disso né? Pensando nesse assunto, também é muito comum notar várias empresas que comentem alguns erros na hora de por em prática suas estratégias de marketing. Listamos os erros de marketing mais cometidos para evitar que aconteçam na sua agência de viagens!  

1 - Não planejar as ações

Para qualquer estratégia funcionar, é necessário o mínimo de planejamento. Muitas empresas simplesmente querem vender mas não se preocupam com planejamento, apenas fazem promoções sem fundamento ou bombardeiam o cliente com propagandas, e é aí que nada dá certo. Pesquisas sobre o mercado, público-alvo e seus hábitos de consumo, concorrência e também sobre a própria empresa são essenciais para saber por onde você deve começar a agir. Nós fizemos um post sobre como montar um plano simples de marketing para sua empresa, você pode conferir aqui.

2- Criar apenas conteúdo universal

Lembre-se se que todo o material que você disponibilizar deve ser útil para o seu público-alvo! Muitas empresas produzem apenas conteúdo universal, que pode até gerar mais cliques, mas a função principal que é a conversão de leads não acontece. Tente focar seus artigos no seu público-alvo! Não que você não possa fazer conteúdos mais genéricos, mas sempre que possível escreva resenhas mais segmentadas. Artigos genéricos que são viáveis para todos os segmentos servem como coringas, mas tente montar especificamente algo que possa ser usado pelos seus clientes e leads. Usar situações de exemplo ajudam muito!

3- Excesso de propaganda

Muitas empresas ainda acham que bombardear seus clientes e leads com propaganda é a melhor solução. Agora pense: toda vez que o você abre seu e-mail ou olha sua timeline só se depara com anúncios. Convenhamos que é uma situação bem chata, né? O usuário assina suas newsletters ou dá um like na sua página por buscar um conteúdo que seja interessante e acrescente algo a ele, e não somente propaganda. O conteúdo deve ser relevante a quem está lendo, caso contrário a chance de levar um “dislike” ou de cancelamento da assinatura de newsletters é muito grande! Não que você não possa divulgar seus produtos, mas bom senso sempre. Uma dica valiosa é usar a regra do 80/20, onde 80% do que for postado deve ser conteúdo relevante ao usuário e somente 20% das postagens para divulgação dos produtos.

4- Uso incorreto das redes sociais

As redes sociais são ótimos meios para divulgar sua empresa e estreitar o relacionamento com o cliente, mas devem ser usadas com sabedoria. Como citamos no tópico anterior, excesso de propaganda só vai causar efeito contrário. Além do que, é legal ter uma frequência de posts, para não deixar a página abandonada mas também não saturar a timeline dos usuários! A frequência ideal para postagens é duas vezes ao dia! Você pode ler algumas dicas sobre como manter o engajamento da sua fan page aqui e também saber porque deve estar presente nas redes sociais aqui.   Além dos erros listados, há também uma listinha de erros mais cometidos na fan page do faceboook e página de e-commerce, você pode conferir aqui, e também erros cometidos por agências de turismo na gestão da empresa, veja aqui.   E você, se lembra de mais algum erro de marketing comum que seja cometido por empresas de turismo? Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima! :)


24 de fevereiro de 2016 Master Administrador Marketing, Mercado de turismo

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