4 dicas para definir melhor a sua persona

 Em Marketing

Já falamos aqui no blog a definição e a importância de criar uma persona, mas você sabe de fato como defini-la? A verdade é que direcionar sua campanha para um público geral pode até alcançar um bom número de pessoas, mas de fato não impactar ninguém. Pensando nisso, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas para definir sua persona e direcionar melhor sua estratégia de marketing!

Relembrando: o que é uma persona?

A tradução que mais usamos de persona é “cliente ideal”. Persona é uma ferramenta para criar uma imagem do cliente perfeito para ajudar a empresa a desenvolver seus projetos.
Essa imagem deve ser bem detalhada! Por isso a persona é diferente de um lead que vai ter algumas informações básicas de contato.

Questione!

Faça para si mesmo o maior número de perguntas sobre o seu público que você consiga responder! Se possível, faça entrevista com clientes/leads reais, conhecendo melhor sua personalidade, hobbies e demais informações relevantes.

Encontre padrões em seu público

 

Divida seu público em grupos e subgrupos com base em respostas, personalidades e hobbies em comum. Feito isso, crie um personagem para representar cada grupo! Por exemplo, quando falamos em uma agências de viagens, podemos classificar Luíza, a jovem que gosta de fazer viagens com os amigos buscando sempre as melhores ofertas, Jorge, faixa dos 50 anos que gosta de viajar com a família e sempre opta por maior conforto e Mateus, o viajante a negócios.

Jornada do consumidor

 

No Funil de Vendas existem etapas, que também são conhecidas como a “Jornada do Consumidor”, representando todo o caminho que seu cliente faz desde quando ele conhece sua empresa até quando o mesmo concretiza a compra. É importante que você simule essa jornada com o perfil de suas personas, compreendendo melhor o que pode dificultar ou ajudar numa conversão. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira nosso post sobre o tema!

Empatia

 

Outro elemento que é importante na hora de definir sua persona mas que muitas empresas acabam esquecendo é a questão da empatia. Ao conhecer o problema de seu potencial cliente, qual a melhor maneira de ajudá-lo? Crie situações hipotéticas e se coloque no lugar de sua persona!

Por hoje vou ficando por aqui!
Deixe sua opinião nos comentários.
Abraços e até a próxima. :)

 

Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/marketing-resources/micro-momentos/seja-pessoal-usando-personas-e-empatia-para-incrementar-sua-estrategia/

Ana Karoline Sousa
Formanda em Publicidade e Propaganda, atua na área de marketing relacionado a turismo. Apaixonada por música, gatos e nerdices, acredita no poder da comunicação e da inovação.
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